7 de fevereiro de 2010

Ushuaia: um olhar sobre o fim do mundo (1)

O famoso farol do fim do mundo
O fim do mundo é um conceito arbitrário. Tendo a Terra um formato esférico, onde ela começa e onde ela termina? Em qualquer lugar que nós estabelecermos. Quem ganha o título de fim de mundo já há bastante tempo é Ushuaia, cidade argentina situada no paralelo 54° sul, no extremo sul do continente americano, na Ilha da Terra do Fogo. A imagem acima mostra o farol que deu título a uma das obras de Jules Verne: O Farol do Fim do Mundo. Ao fundo, vê-se a cidade de Ushuaia, às margens do Canal de Beagle e à beira de uma cordilheira de montanhas que permanecem com neve em pleno verão.
No hemisfério norte, o paralelo 54 cruza o Canadá, o norte da Inglaterra, atravessa a Dinamarca, passa ao sul de Moscou e encontra, milhares de quilômetros mais a oeste, o sul das Ilhas Aleutas, que pertencem ao Alaska. Ushuaia, no paralelo 54 sul, é a porta de entrada para o Polo Sul. No seu porto, ancoram navios com destino à Antártida, que está relativamente perto, a menos de 1000 quilômetros.
A cidade tem cerca de 70 mil habitantes que se dedicam à indústria eletrônica ou à atividade turística. Caminhando pelas ruas de Ushuaia, ouvem-se várias línguas: inglês, francês, alemão, holandês, japonês, espanhol, etc. É uma cidade que recebe gente do mundo todo. Como tentarei mostrar através de fotos nesta e numa segunda e próxima postagem, há muitas razões para Ushuaia ser um destino turístico internacional.

Ushuaia às 22h30min do dia 21 de janeiro. Essa é a claridade que se vê entre meia-noite e uma da madrugada no final de dezembro, nos anos em que a Argentina adota o horário de verão. No verão, não há sol da meia-noite, mas claridade da meia-noite.


Vista do Parque Centenário, a oeste do centro de Ushuaia


No verão, a cidade se enche de flores. Nas fotos acima, um jardim que fica nos fundos da sede do governo provincial da Terra do Fogo. Há enormes tulipas e também multicoloridos lupinos.


Barcos ancorados na Baía de Ushuaia, no Canal de Beagle. Ao fundo, as montanhas com neve em pleno verão não deixam dúvidas sobre o clima frio da cidade.


A cidade de Ushuaia vista desde o mar, na baía de Ushuaia.


Nas fotos acima, as ruas do centro de Ushuaia.


Vista do aeroporto, a cidade de Ushuaia, à frente da cadeia de montanhas localizada ao norte da cidade.

Na próxima postagem, mostrarei imagens dos arredores de Ushuaia, uma região em que a natureza, quase intocada, revela uma beleza selvagem e solitária.

Um comentário:

Anônimo disse...

Que Lindo!!! Mas na Argentina não tem horário de verão